quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

OS NEO-CRISTÃOS NO BRASIL

Também conhecidos como pseudo-cristãos por teólogos evangélicos, cristianismo de fronteira ou neo-cristãos por estudiosos das ciências da religião. São grupos religiosos que usam a Bíblia para sua doutrina, mas não somente Ela, ou seja, se valem ainda de outras fontes de “revelação” ou “verdade”. Não são considerados evangélicos e sim como uma nova “categoria” do cristianismo, pois se colocam como os únicos detentores da verdade (são grupos independentes, ou seja, não há comunhão entre eles).


Compõem esses grupos as Testemunhas de Jeová, a Igreja de Jesus Cristo do Santos dos Últimos Dias (Mórmons), Legião da Boa Vontade (LBV) ou Religião de Deus; Igreja Adventista do Sétimo Dia e outros.


AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ


Começou com Charles Taze Russel, um dissidente dos adventistas que reuniu em torno de si mesmo um grupo de estudantes da Bíblia, por isso foram chamados, inicialmente, de russelitas. Originou-se na Pensilvânia, EUA, em 1879.

Introduzidas no Brasil em 1923, por um grupo de marinheiros norte-americanos. Formam o grupo mais numerosos dos neocristãos, com 1,1 milhão de fiéis distribuídos por todo o país. Seus adeptos concentram-se, principalmente, nas capitais dos seguintes Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, e Salvador. Fora isso, podem também, ser encontrados no interior do Estado de São Paulo, no Sul da Bahia e no Leste de Santa Catarina.


DOUTRINAS


Escrituras


A Bíblia (Tradução do Novo Mundo) e todas as publicações atuais da Torre de Vigia. As revistas: A Sentinela e Despertai!, publicadas quinzenalmente.


Deus


Deus é uma pessoa, cujo nome exclusivo é Jeová. Não crêem na Trindade cristã. Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.


Jesus


Jesus é um deus. Antes de vir ao mundo, ele era o arcanjo Miguel. Jeová criou o Universo por meio de Jesus. Quando Jesus estava na terra, ele foi um homem que viveu perfeitamente. Depois de haver morrido em uma estaca (e não em uma cruz), foi ressuscitado como espírito e seu corpo, destruído. O homem Jesus não existe mais. Jesus não virá outra vez. Ele já veio invisivelmente em 1914, em espírito. Em breve, haverá a Batalha do Armagedom, quando todos os que não são testemunhas de Jeová perecerão.


Espírito Santo


É a força ativa de Jeová. Não é pessoal.


Salvação


É necessário que a pessoa seja batizada como testemunha de Jeová. A maioria dos seguidores tem de ganhar a vida eterna na terra, “trabalhando de casa em casa”. A salvação no céu está limitada aos 144 mil “ungidos”.


Morte


Os 144 mil viverão no céu como seres espirituais. O remanescente dos justos, “a grande multidão”, viverá na terra e obedecerá a Deus perfeitamente por 1000 anos. Depois, hão de suportar a prova final, quando Satanás for solto do poço do abismo.


Outras Características


Reúnem-se aos domingos nos Salões do Reino. Os membros ativos são instruídos a distribuir literatura de casa em casa. Uma vez por ano, celebram a Refeição Noturna (ceia do Senhor). Somente os “ungidos” podem participar. Não comemoram feriados nem aniversários. Não saúdam a bandeira, não prestam serviço militar e não aceitam transfusões de sangue.


IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS (MÓRMONS)

Foi fundada por Joseph Smith Jr, em 1830, em Nova York, nos EUA. Seus primeiros missionários se instalaram no Brasil em 1935, com a fundação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mórmons). Seu crescimento ocorre principalmente na década de 1980. Depois disso, se estabiliza. Hoje, são quase 200 mil e estão bem distribuídos pelo país, principalmente nas capitais dos Estados: A sua maioria, entretanto, encontra-se em São Paulo e regiões próximas.


DOUTRINAS


Escrituras

O Livro de Mórmon; Doutrinas e Convênios; Pérola de Grande Valor e a Bíblia.


Deus


Deus Pai existiu como homem para chegar a ser Deus. Teve corpo físico e uma esposa (mãe celestial). Não há Trindade. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três deuses separados. Os homens dignos também podem, um dia, chegar a ser deuses.


Jesus


Jesus é um Deus separado do Pai (Elohim). Ele foi criado como um filho espiritual pelo Pai e mãe no céu. É o irmão mais velho de todos os homens e seres espirituais. Seu corpo foi criado pela união sexual entre Elohim e Maria. Jesus foi casado. Sua morte na cruz não proveu a expiação completa para todos os pecados, mas propiciou a ressurreição para todos.


Espírito Santo


É um Deus separado do Pai e do Filho. O Espírito Santo é uma substância líquida pela qual o Pai exerce sua influência.


Salvação


Ressuscitado pela graça, mas salvos (exaltados à divindade) pelas obras, incluindo lealdade aos líderes, batismo por imersão, pagamento do dízimo, ordenanças, matrimônio e cerimônias secretas no templo.


Morte


Finalmente, quase todos irão a um dos três reinos celestiais separados, alguns obtendo a divindade. Os apóstatas e os assassinos irão para o reino das trevas.


Outras Características


O adepto do mormonismo não pode consumir álcool, tabaco, café ou chá. Batizam em nome dos mortos. O trabalho missionário é gratuito. Há visitas de casa em casa. As cerimônias secretas no templo são somente para os membros de boa reputação. As pessoas negras não tiveram acesso ao sacerdócio mórmon e outros privilégios até 1978. Depois dessa data, não há mais restrição ao sacerdócio de pessoas negras.


A LEGIÃO DA BOA VONTADE


Criada por Alziro Elias David Abraão Zarur, em 1950, e, segundo o Censo 2000, possui apenas 12 mil adeptos, concentrados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.


DOUTRINAS


Escrituras


Declara que a Bíblia está cheia de erros, devido ao estado evolutivo dos seus autores. Não crê na inspiração divina da Bíblia. Ensina que a Sagrada Escritura cristã tem suas fábulas e lendas.


Deus


Deus é “inteligência infinita”. Poder impessoal que controla o Universo.


Jesus


Negam a divindade do Filho de Deus. Negam que Jesus tenha morrido na cruz para salvar os pecadores. Negam que Jesus teve um corpo físico. Falam de corpo fluídico aparente. Negam o nascimento virginal de Jesus.


Espírito Santo


Dizem que é um conjunto de espíritos puros, superiores e bons, a falange sagrada. Negam a personalidade e a divindade do Espírito Santo.


Salvação


A fé em Jesus não propicia salvação. A reencarnação é admitida. Os pecados não podem ser perdoados pelos méritos de Cristo.


Morte


Não há ressurreição. Por ocasião da morte, ocorre o desprendimento da alma, que ainda fica algum tempo ao lado do corpo. Depois, viaja rumo ao mundo dos espíritos, onde receberá instruções para evoluir e aguardar o tempo de reencarnar.


Outras Características


A LBV não admite a existência do céu e do inferno, não crê na ressurreição dos corpos, no julgamento após a morte e na possibilidade de perdão. O batismo é essencial para a salvação, pois oferece perdão e remissão de pecados.


IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA


Teve seu início com as pregações de Guilherme Miller, nascido em 1787, em Pittsfield, Massachutss, EUA. Mais tarde, a liderança do movimento foi assumida pela pretensa profetisa Ellen G. White, que nasceu em 1827.

A ênfase no adventismo, como o próprio nome diz, sempre caiu sobre a vinda de Cristo, que na visão desse grupo, ocorreria em 1844.


DOUTRINAS


Escrituras


Considera os livros de Ellen G. White inspirados por Deus. O livro O grande conflito é considerado uma obra-prima. Outras publicações são: Vida de Jesus; Patriarcas e profetas; Veredas de Cristo; O desejado de todas as nações.


Deus


Crê na Trindade.


Jesus


Jesus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Possui natureza pecaminosa, não concluiu a obra de redenção na cruz. Está fazendo o juízo investigativo.


Espírito Santo


É uma pessoa divina.


Salvação


Pela obra de Cristo na cruz, que ainda será concluída. Há pecados perdoados, mas não extirpados. Satanás arcará com os pecados dos crentes e, quando for aniquilado, os pecados serão cancelados. A guarda do sábado é essencial à salvação.


Morte


Após a morte, o espírito, que não é uma personalidade, mas apenas fôlego de vida segundo acreditam, desaparecerá juntamente com o corpo – o sono após a morte.


Outras Características



Aniquilamento dos ímpios. Jesus, em 1844, passou do primeiro compartimento do santuário celestial para o Santo dos santos, para concluir a obra de redenção, onde está ocorrendo o juízo investigativo.






7 comentários:

  1. Desde os tempos de Charles Taze Russel (suposto fundador da religião) as Testemunhas de Jeová afirmam que suas publicações são o resultado de esforços humanos para entender a Bíblia e, como não são produzidas por inspiração divina, são passíveis de correção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é uma coisa que me ficou pouco clara. Porque as publicações das TJ são produzidas pela Sociedade Torre de Vigia. E de acordo com o que eles pregam, a Sociedade Torre de Vigia é o escravo fiel e discreto deixado por Cristo para nos ajudar, guiar e etc. Ou seja, o Espírito Santo de Jeová opera ali. A minha indagação é: como as publicações das TJ são passíveis de erros, se são guiadas pelo Espírito Santo? A indagação é passível de reflexão.

      Excluir
  2. sinto muito meu amigo, mas vc ainda precisa aprender muito. então por favor não fique escrevendo besteira, sobre algumas religiões. Se vc não pode contribuir para melhorar o mundo de alguma forma com todo esse estudo que vc diz que tem, é melhor vc ficar calado.

    ResponderExcluir
  3. Creio que quem está falando besteira é vc, pois este comentário tem fundamento histórico e teológico. Com certeza vc não percebeu a impacialidade do autor, pois ele não criticou as crenças dos TJ's, apenas desenvolvel sucintamente um pouco da história e da teologia desta religião. Antes de contextar as pessoas, preste atenção no que lê!

    um abraço.

    ResponderExcluir
  4. O fato das TJ'S colocarem outras literaturas no mesmo grau de autoridade que as Escrituras Sagradas e terem feito uma nova tradução da Bíblia (Tradução do Novo Mundo), a seu bel prazer, burlando todas as regras de exegese (interpretação de dentro do texto para fora) bíblica para tradução correta da Escritura, demonstra a autoridade "inspiradora" de seus líderes em criar mecanismos hermenêuticos para doutrinar seus adeptos mediante suas crenças pré-estabelecidas, ou seja, eisegese (interpretação de fora para dentro do texto) e não mediante uma exegese séria dos textos sagrados.

    Não há problemas em criar mecanismos para se interpretar as Escrituras, mas se realmente quer interpretá-la corretamente, as religiões que a utilizam como regra de fé e prática para seus adeptos, precisam buscar uma seriedade maior em sua interpretação, tradução e etc.

    Obrigado pelos comentários.

    ResponderExcluir
  5. Cada um pode postar o que quiser num blog e certamente eu não sou um alguém digno suficiente para vir aqui e criticar. Mas não concordo com os textos sobre os Adventistas tampouco os Tj's. Não sigo nenhum dos movimentos citados mas já os pude ver de perto e sei que não é assim.
    Querido autor, por favor, não limite-se a postar pré-conceitos talvez obtidos por meras pesquisas no google; coerência com a realidade é sempre bom. Quantos às demais citações, não opino pois desconheço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei a adolescência no Salão do Reino. Desculpe, mas, a única informação incorreta sobre as TJs que ele publicou, foi em relação ao número de adeptos por região. As TJ estão bem distribuídas por todo o Brasil, não somente no Sul e Sudeste. De resto, não vi qualquer incoerência com as informações que ele prestou. Se você puder citar os tais equívocos, eu agradeço.

      Excluir